Atelier Heráldico
A Flor-de-lis

HERÁLDICA

>>

ARMORIAL

>> HER. REAL >> FRANÇA >> FLOR-DE-LIS
em sombra de dúvidas o principal símbolo da heráldica francesa foi a flor de lis.

Sua origem como símbolo é confusa e nem na França há consenso entre os estudiosos quanto a este assunto. Sua origem como data vem do século XII. A primeira menção do seu uso na heráldica real francesa com certeza foi feita no reinado do rei Philippe II (1180 a 1214), mas talvez já teria sido usada anteriormente pelo seu pai, o rei Louis VII (1137 a 1180).

Como uso heráldico em geral há citações do uso da sua figura em moedas do século X. No século XIV começou a ser usada também para representar a santíssima trindade divina: Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo.


Vitral do século XV com as armas que a França tinha juntamente com a Inglaterra. Encontra-se na capela da igreja anglicana de Crockerton, na Inglaterra.

As pessoas na Idade Média exprimiam, com freqüência, suas idéias e seus sentimentos através de símbolos: as cores, as imagens, os animais apresentavam um significado claro para eles. O rei de França tinha a Flor de Lis por emblema.

Um escrivão do século XIII assim explica o sentido deste símbolo:

“Uma vez que Nosso Senhor Jesus Cristo quer, mais do que todos os outros reinos, iluminar a França pela Fé, pela Sabedoria e pela Cavalaria, os Reis de França adquiriram o hábito de trazer sobre suas armas a Flor de Lis com três pétalas, como se elas afirmassem ao mundo inteiro: Fé, Sabedoria e Cavalaria são, pela graça de Deus, mais abundantes em nosso reino do que nos outros. As duas pétalas da Flor de Lis que se encontram de cada lado, significam Sabedoria e Cavalaria que garantem e defendem a terceira pétala colocada no meio, mais longa e mais alta, e que significa a Fé; porque esta deve ser governada pela Sabedoria e defendida pela Cavalaria”.


Recorte de uma peça de tapeçaria francesa do tempo de Luiz XIV.


"Flor de lis"

Esta poderia ter sido uma explicação romântica do uso deste símbolo, mas o que é uma flor de lis? De concreto sabe-se que é uma flor estilizada, mas não se tem certeza qual flor original serviu de inspiração.

Há quem diga se tratar de uma flor que até tem o seu nome, mas na realidade este não foi o nome desta flor desde os tempos mais remotos. Entre os franceses o consenso é de que ela veio da flor de nome Lírio, apesar de que também é apontada uma outra de nome Íris. A própria coloração amarelada da flor de lis da heráldica indica se tratar da Íris, porém, nos pântanos da França, em setembro, nascem os lírios amarelos.


"Lírio"