Atelier Heráldico

INÍCIO

>>

ARTE DE LUXO

>> EXEMPLO Nº 21

































 
Desenvolvemos uma arte mais rebuscada e cheia de detalhes artísticos ao estilo medieval de páginas de livros sagrados, documentos da realeza, e qualquer outro tipo que, por serem difíceis de se fazer, eram por isso caríssimas na sua época.

Histórico do Serviço:

O tamanho gráfico para impressão foi de 20 x 30 cm, em 300dpi.
Os três brasões seguem um mesmo tema, porém, com algumas particularidades. Mostraremos o que há de semelhante e o que há de particularidades para cada um dos brasões. Redigimos um texto descritivo bem simples e nada técnico, pois uma descrição heráldica técnica correta é bem diferente e complexa.
O QUE HÁ DE SEMELHANTE NOS TRÊS BRASÕES:

Primeiro quartel do escudo:
Tem o fundo vermelho com um castelo de três torres de ouro e janelas e porta de azul. Trata-se do símbolo do Reino de Castela.

Segundo quartel do escudo:
Fundo de prata com um leão com uma coroa de ouro. Trata-se do símbolo do Reino de Leão.

Terceiro quartel do escudo:
Fundo de ouro com quatro palas vermelhas. Trata-se do símbolo do Reino de Aragão.

Quarto quartel do escudo:
Fundo vermelho, com uma corrente de ouro, com vários outros elos de corrente interligados ao centro, sobre o qual tem uma pedra de esmeralda. Trata-se do símbolo do Reino de Navarra 

Em ponta:
Fundo de prata com uma romã. Trata-se do símbolo do Reino nasrida de Granada.

Escudete:
Sobre todo o escudo repousa um escudete azul, orlado de vermelho, com três flores-de-lis, representando a Casa Dinástica dos Bourbons, a família dos atuais reis espanhóis.

O QUE HÁ DE PARTICULARIDADES EM CADA UM DOS TRÊS BRASÕES:

Brasão de SM Juan Carlos I, Rei de Espanha até 19 de Junho de 2014.
1) No segundo quartel o leão é vermelho e unhas e língua são de ouro, que foi a representatividade particular das armas do Reino de Leão que SM Juan Carlos I adotou nos anos 70 quando ascendera ao trono espanhol.
2) A romã é colorida de verde com suas frutas de vermelho.
3) Por fora e abaixo do escudo dois símbolos que existiam em todos os brasões de monarcas espanhóis desde os tempos da Idade Média, adotados desde os tempos do Rei Fernando II de Aragão. Cada símbolo está atado a uma corda vermelha. O da esquerda é um feixe de cinco flexas representando o Rei Fernando II de Aragão e todos os reis católicos. O da direita é um jugo (uma canga, ou junta de bois, usada para que bois puxassem um arado) representando a rainha Joana, esposa do Rei Fernando II de Aragão. Em espanhol é "yugo", e o formato artístico da letra "Y" forma um desenho de um jugo. "Y" é como antigamente era escrito o nome de "Joana" que tem o som de "Yoana".
4) Por trás do escudo a Cruz de Borgonha, representando os antigos reis borgonheses e austríacos, e ao mesmo tempo um símbolo cristão.
5) Em torno do escudo o colar da Ordem do Tosão de Ouro.
6) Em cima do escudo uma coroa típica da grandeza de rei.

Brasão de SM Felipe VI, Rei de Espanha desde 19 de Junho 2014.
1) No segundo quartel SM Felipe VI fez retornar a forma clássica e antiga da representatividade heráldica do Reino de Leão, aonde o leão é púrpura e lingua e unhas são vermelhas.
2) A romã deste brasão retornou a ser colorida ao natural, assim como era nos antigos brasões monárquicos espanhóis.
3) Por fora do escudo foram eliminados os símbolos de Fernando II de Aração e de sua esposa a Rainha Joanna. Também foi eliminado a Cruz de Borgonha.
4) Em torno do escudo o colar da Ordem do Tosão de Ouro.
5) Em cima do escudo uma coroa típica da grandeza de rei.

Brasão de SAR Doña Leonor, Princesa das Astúrias desde 19 de Junho de 2014.
1) A principal particularidade é o formato losangular do escudo próprio para brasões femininos na arte heráldica.
2) Assim como o brasão do pai, a romã deste brasão retornou a ser colorida ao natural, assim como era nos antigos brasões monárquicos espanhóis.
3) Dentro do escudo, mais ao alto, e sobre o desenho dos símbolos tem uma peça chamada de lambel, que na heráldica denota que a pessoa é filha do detentor titular do brasão, no caso, seu pai, SM Felipe VI. Por isso, fora a presença do lambel, os símbolos dentro do brasão de ambos, pai e filha, são os mesmos.
4) Por enquanto Donã Leonor tem o título de Princesa das Astúrias apenas por que é a primogênita do Rei, mas oficialmente ainda não foi empossada como tal, a próxima herdeira do trono espanhol, o que só ocorrerá quando forma mais velha e ter idade própria para a legislação espanhola e por esta razão seu brasão ainda não tem Ordem do Tosão de Ouro em torno do escudo.
5) Em cima do escudo uma coroa típica da grandeza de príncipe.

Brasão de Sua Majestade,
Juan Carlos I, Rei de Espanha,
monarca espanhol
até 19 de Junho de 2014.
(clique na imagem e veja detalhes abaixo)
Brasão de Sua Majestade,
Felipe VI, Rei de Espanha,
monarca espanhol
desde 19 de Junho de 2014.
(clique na imagem e veja detalhes abaixo)
Brasão de Sua Alteza Real,
Doña Leonor, Princesa das Astúrias,
herdeira do trono espanhol
desde 19 de Junho de 2014.
(clique na imagem e veja detalhes abaixo)
































INÍCIO

>>

ARTE DE LUXO

>> EXEMPLO Nº 21