Atelier Heráldico


Criando e Refazendo Brasões de Municípios

O CORRETO

emos que reconhecer que no Brasil o conhecimento correto das regras heráldicas para criarem brasões heráldico ficou restrito aos estudiosos autodidatas, uma vez que raramente essa matéria é ensinada para os brasileiros leigos no assunto. No mínimo deveria existir uma carta de regras para ser entregue a cada um dos município brasileiros, para que esta área fosse padrão no território brasileiro.

Existem basicamente duas explicações para que aconteçam os erros heráldicos nos brasões domiciliares brasileiros:

1) Pelo fato da Arte Heráldica não ser mais algo presente na cultura brasileira, por "praxe", cada Município escolhe a arte de seu brasão sem critério heráldico algum, pois não há Lei brasileira para normalizar as regras heráldicas domiciliares.

2) Muitos brasões foram originalmente criados no tempo em muitos destes municípios eram ainda vilas ou aldeias. O tempo passou, o povoado cresceu, mas seus símbolos não foram adaptados à nova realidade populacional, e nem às regras heráldicas para estas novas situações. Há cidades com mais de 100.000 habitantes, mas que ainda mantêm em seus brasões coroas murais de ALDEIAS, como por exemplo, é o caso da Cidade de Cascavel, no Paraná.

Muita coisa tem sido atribuído às coroas murais, ou coroas domiciliares, como por exemplo: significado espiritual, significado de hospitalidade, bravura ou grandeza de caráter de seu povo, força no combate aos inimigos de outrora, etc.

Na heráldica brasileira, a Coroa mural só tem duas funções básicas:

   A) Mostrar através de seu desenho próprio que o brasão é de um domicílio, e não de uma pessoa.
   B) Mostrar através das duas cores básicas se é uma cidade comum (na cor PRATA) ou uma Capital
       (na cor OURO).

Veja abaixo as regras para representação de coroas murais na heráldica brasileira.

Coroa Mural apenas
para Município,
Capital de Estado.
Coroa de ouro com oito torres, sendo cinco torres à vista. Destas cinco, as duas das extremidades vão vistas pela metade, dando
idéia de que suas outras metades estarem
dando volta para a parte de trás.
Coroa Mural para
todos os demais
Municípios do Brasil.
Coroa de prata com oito torres, sendo cinco torres à vista. Destas cinco, as duas das extremidades vão vistas pela metade, dando
idéia de que suas outras metades estariam
dando volta para a parte de trás.
Coroa Mural para
Vila.
Coroa de prata com seis torres, sendo quatro torres à vista. Destas quatro, as duas das extremidades vão vistas pela metade, dando
idéia de que suas outras metades estariam
dando volta para a parte de trás.
Coroa Mural para
Aldeia, ou qualquer
outro povoado.
Coroa de prata com quatro torres, sendo três torres à vista. Destas três, as duas das extremidades vão vistas pela metade, dando
idéia de que suas outras metades estariam
dando volta para a parte de trás.

Há desenho artístico padrão para uma coroa mural ?

ão há um padrão artístico para desenhar as coroas. O que existe de padrão é que o desenho represente os seguintes itens:

CORES - Somente duas: 1) o AMARELO que representa o OURO, que serve para ser usado apenas em brasões de Cidade Capital; 2) o BRANCO que representa a PRATA, que deve ser usado em TODOS as coroas murais dos brasões de cidades brasileiras que não sejam Capitais. Há uma "licença" que se permite pintar a cor PRATA com o cinza claro, próprio do metal verdadeiro, assim como também há a "licença" de pintar o OURO com um amarelão escuro, próprio do metal verdadeiro.

TORRES - O número de torres é UM SÓ: CINCO torres à vista, (pois na realidade são OITO) sendo que as duas das extremidades são vistas pela metade, dando idéia de que suas outras metades estariam dando volta para a parte de trás.

PORTAS - São desenhadas uma porta em cada uma das torres, sendo que nas torres das extremidades ela é desenhada pela metade, para dar justamente a idéia de que suas outras metades estariam dando volta para a parte de trás. As portas são pintadas de NEGRO. Não há padrão para a forma do desenho das portas, e elas podem ser quadradas, ovais, pontiagudas, etc. O importante é que sejam reconhecidas nitidamente como portas.

OPCIONAIS 1) - Muitos heraldistas desenham janelas acima das portas, o que é permitido, já que numa torre verdadeira sempre houveram janelas para a guarda. 2) - Alguns heraldistas suprimem o desenho de tijolos ou pedras, fazendo lisas as paredes das muralhas e das torres. Isso é permitido desde que não tire a certeza de que o que se está vendo é uma muralha com torres.

Alguns exemplos de modelos artísticos de coroa mural

Aguaí - SP Catanduva - SP Petrópolis - RJ Porto Alegre - RS

O que NÃO pode ser desenhado numa coroa mural.

FUNDO - Não existe fundo nas coroas murais, nem vermelho, nem azul, nem prata e nem ouro, pois com as portas FECHADAS, não é possível ver o fundo. Mesmo que o heraldista desenhe uma coroa vista de perfil de cima para baixo, ainda assim, o fundo deverá então ser ou de PRATA ou de OURO. O uso errôneo de fundo nas demais cores existe por causa da idéia de que alguns heraldistas tentam passar a idéia de que as portas estariam ABERTAS, dando idéia de características como "hospitalidade". Neste caso, para darem a idéia de portas abertas, esses heraldistas viram a necessidade de pintar um fundo para que pudesse ser visto através das portas abertas.